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[Crise] Número de analfabetos funcionais no Brasil vai te surpreender! A cada 10 brasileiros…

Foto do escritor: Bruno PhilippeBruno Philippe

Atualizado: 19 de out. de 2024

[Crise] Número de analfabetos funcionais no Brasil vai te surpreender! A cada 10 brasileiros…

 

ANALFABETOS FUNCIONAIS


Uma criança brasileira, oficialmente falando, precisa estar alfabetizada entre os 8 a 9 anos de idade.


Isso faz parte do esforço e compromisso do PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa), uma iniciativa do Governo Federal, que a partir de 2012, se comprometeu a alfabetizar crianças da rede pública até o 3° ano do Ensino Fundamental.


Todavia, estatisticamente, isso parece não estar funcionando bem. É de se admirar que uma criança que estude noções de Português e Literatura dos 9 aos 17 anos de idade não tenha o domínio do uso de sua língua materna, seja na sua forma verbal ou escrita, quando levamos 5 anos para formar um professor desta mesma ordem no Ensino Superior. 

O número de analfabetos funcionais entre os brasileiros vai te surpreender!


Ao final, você encontra a pesquisa completa disponível para download.


UMA VERDADEIRA CRISE!


Segundo o relatório do INAF (Indicador de Analfabetismo Funcional) de 2018 promovido pelo Instituto Paulo Montenegro, 30% dos brasileiros são analfabetos (8%) ou analfabetos funcionais (22%) – indivíduo com dificuldades interpretativas, não obstante tecnicamente seja alfabetizado.


Significa dizer que a cada 10 brasileiros, 3 têm muita dificuldade em leitura, como por exemplo, reconhecer informações em um cartaz, escrita e operações aritméticas básicas do cotidiano.


O grupo que prepondera como a maior parcela da população são aqueles de nível “elementar” de alfabetismo, que segundo o INAF significa o sujeito que:


  • Seleciona uma ou mais unidades de informação, observando certas condições, em textos diversos de extensão média realizando pequenas inferências.


  • Resolve problemas envolvendo operações básicas com números da ordem do milhar, que exigem certo grau de planejamento e controle (total de uma compra, troco, valor de prestações sem juros).


  • Compara ou relaciona informações numéricas ou textuais expressas em gráficos ou tabelas simples, envolvendo situações de contexto cotidiano doméstico ou social.


  • Reconhece significado de representação gráfica de direção e/ou sentido de uma grandeza (valores negativos, valores anteriores ou abaixo daquele tomado como referência).


A pesquisa preliminar avalia 5 níveis de alfabetismo:


  • Analfabeto (8% da população)

  • Rudimentar (22% da população)

  • Elementar (34% da população)

  • Intermediário (25% da população)

  • Proficiente (12% da população)


Apenas 12% da população seria “proficiente”, o que o INAF caracteriza como a pessoa que:


  • Elabora textos de maior complexidade (mensagem, descrição, exposição ou argumentação) com base em elementos de um contexto dado e opina sobre o posicionamento ou estilo do autor do texto.


  • Interpreta tabelas e gráficos envolvendo mais de duas variáveis, compreendendo elementos que caracterizam certos modos de representação de informação quantitativa (escolha do intervalo, escala, sistema de medidas ou padrões de comparação) reconhecendo efeitos de sentido (ênfases, distorções, tendências, projeções).


  • Resolve situações-problema relativos a tarefas de contextos diversos, que envolvem diversas etapas de planejamento, controle e elaboração, que exigem retomada de resultados parciais e o uso de inferências.


No INAF BRASIL 2018 é possível verificar os dados acerca do analfabetismo funcional a partir do ano 2001 à 2018. 


PESQUISA COMPLETA:



CLIQUE NO BOTÃO ACIMA PARA TER ACESSO A PESQUISA COMPLETA






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