![Divisão literária em Mortimer Adler](https://static.wixstatic.com/media/bd5091_8a6feaa8061b4bcfa8af598e8fac9fff~mv2.webp/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/bd5091_8a6feaa8061b4bcfa8af598e8fac9fff~mv2.webp)
Confira como o grande filósofo estadunidense, Mortimer Adler, classificava a literatura com base nos quatro discursos de Aristóteles.
A LINEARIDADE CONTEMPORÂNEA
A divisão literária contemporânea tende a classificar a literatura, de modo geral, considerando graus de credibilidade ou importância concebidas pela aproximação com o discurso científico ou filosófico.
Tal fato pode ser demonstrado em uma linearidade, conforme vemos abaixo, que se inicia com o discurso mítico (ou ficcional) até chegar no outro extremo do discurso não ficcional (histórico, filosófico ou científico), sendo escalado respectivamente em graus de credibilidade.
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A CIRCULARIEDADE LITERÁRIA
O filósofo divide a literatura em imaginativa e expositiva, postulando uma estrutura que esquematiza circularmente os discursos ao unir as “pontas” da poesia à filosofia e não estabelecendo uma linha de credibilidade. Veja abaixo:
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A classificação de Mortimer Adler é esquematizada da seguinte forma:
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Assim, o filósofo confere um sentido de complemento e unidade aos discursos em detrimento de uma linearidade que não considera os discursos imaginativos com a importância que lhe é devida.
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