Divisão literária em Mortimer Adler
- Bruno Philippe
- 19 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de out. de 2024

Confira como o grande filósofo estadunidense, Mortimer Adler, classificava a literatura com base nos quatro discursos de Aristóteles.
A LINEARIDADE CONTEMPORÂNEA
A divisão literária contemporânea tende a classificar a literatura, de modo geral, considerando graus de credibilidade ou importância concebidas pela aproximação com o discurso científico ou filosófico.
Tal fato pode ser demonstrado em uma linearidade, conforme vemos abaixo, que se inicia com o discurso mítico (ou ficcional) até chegar no outro extremo do discurso não ficcional (histórico, filosófico ou científico), sendo escalado respectivamente em graus de credibilidade.

A CIRCULARIEDADE LITERÁRIA
O filósofo divide a literatura em imaginativa e expositiva, postulando uma estrutura que esquematiza circularmente os discursos ao unir as “pontas” da poesia à filosofia e não estabelecendo uma linha de credibilidade. Veja abaixo:

A classificação de Mortimer Adler é esquematizada da seguinte forma:

Assim, o filósofo confere um sentido de complemento e unidade aos discursos em detrimento de uma linearidade que não considera os discursos imaginativos com a importância que lhe é devida.
Comments