![Princípios de Agostinho para melhorar a retórica](https://static.wixstatic.com/media/6aab26_7b81233eea614853a1a600e4ed439972~mv2.webp/v1/fill/w_980,h_551,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/6aab26_7b81233eea614853a1a600e4ed439972~mv2.webp)
Autor de uma vastíssima obra que inspirou grandes produções e cativou incontáveis mentes desde o século 20, J.R.R. Tolkien, o criador da “Terra-Média”, é um símbolo da literatura fantasiosa.
Autor de mais de 40 obras como O Silmarillion e sua famosa trilogia “O Senhor dos Anéis” já vendeu mais de 150 milhões de cópias.
Quais são os segredos para um sucesso tão estrondoso?
1º Segredo – A história de vida de Tolkien
Em Tolkien, o melhor de um grande estudioso de línguas e mitos se conecta à mente de alguém que combateu em meio aos horrores da Primeira Guerra. Ele conhecia bem tanto o peso da pena embebida de tinta quanto o peso de carregar um soldado ferido.
2º Segredo – Incontáveis personagens incríveis
Tolkien conseguiu criar uma grande quantidade de personagens sem que nenhum deles perdesse a capacidade de nos intrigar e cativar. Seja na bravura de Aragorn, na amizade de Sam e Frodo, ou na sabedoria de Gandalf, o gênio britânico conseguiu explorar e conectar tão bem a grande quantidade de personagens que durante a leitura parece que estamos lendo um épico de Homero ou Camões.
3º Segredo – Seu conhecimento em línguas
O universo tão vasto que Tolkien criou é dividido em diversas obras, como a trilogia do “O Senhor dos Anéis” e o “O Hobbit”, porém o autor conseguiu preservar a coesão entre as partes de suas histórias criando recursos literários incríveis como a ambientação em Eras Históricas, mapas e nada mais, nada menos, do que a criação de dialetos inteiros como o “quenya” ou “sindarin” que saltam ao olhos.
4º Segredo – Simbologias e tradições
Desde a simbologia presente no “um anel” até a “entrada da Trevemata”, Tolkien fundiu seu profundo conhecimento na mitologia e tradição nórdica e a fé cristã com diversos ambiente onde esteve, como as trincheiras da Primeira Guerra, criando um universo cheio de simbologias e lições que continuam a ensinar fileiras de leitores ainda hoje.
Comments