Como educar a sua imaginação?

segundo Northrop Frye

LITERATURA

Por Davi Vianna

Sobre o Autor

Herman Northrop Frye (14 de julho de 1912 - 23 de janeiro de 1991) foi um dos mais importantes críticos literários do Século XX. Dentre suas principais obras estão: Anatomia da Crítica, O código dos Códigos e Imaginação Educada.

Frye foi importante em apresentar uma teoria de unificação da literatura em uma metanarrativa única, em que a Bíblia, vista simbolicamente, é a base interpretativa da essência de toda literatura ocidental.

O caminho para a  Educação do imaginário

segundo Northrop Frye

Seta

O Código dos Códigos

01.

A base de toda a metanarrativa literária está na Bíblia.Nela é possível encontrar a mais completa análise da natureza humana, algo que irá desembocar nos maiores autores posteriormente.

A Mitologia Clássica

02.

A mitologia nos dá toda a moldura imaginativa para interpretação literária. Nela, a jornada do herói é mais clara e visível, a moral ocidental é construída baseada nessas histórias.

A comédia (Teatro) e o Romance

03.

O romance se desenvolve a partir das aventuras do herói, personagem esse que o leitor já conheceu na mitologia. A comédia, gênero baseado no teatro, se fundamenta em uma parcela da vida do herói, na maioria das vezes, em seu casamento, seja concreto ou simbólico.

A tragédia (teatro) e a Ironia

04.

Ambos serão mais profundos em sua carga simbólica, tratando de assuntos mais complexos e profundos e, na maioria das vezes, com um linguajar mais rebuscado. No entanto, não fugirá do que já mencionamos, a base dos personagens, história de heróis, lugares, e todo o mais, foi já retirado dos “níveis” anteriores.

Conclusão

O caminho para a educação do imaginário é uma longa trilha pela metanarrativa literária, caminho que possibilitará conversar com os grandes autores da literatura e principalmente, conhecer melhor o ser humano e a si mesmo.

SAIBA MAIS