Default_Generate_a_highresolution_image_of_a_man_reading_in_a_2

Como Iniciar a Vida de Estudos – Indicação de livros

Como Iniciar a Vida de Estudos

O que se propõe nesse texto é apresentar um caminho, dos tantos possíveis, para se iniciar a vida dos estudos. É sabido a grande dificuldade de caminhar na direção da sabedoria, principalmente diante das inúmeras possibilidades e orientações de todos os lados. Diante disso, propomos uma alternativa, compreendendo os dilemas dos dias atuais mas também observando que em muitos há um chamado que nos inclina a uma vida de estudos, não necessariamente vinculada com a carreira ou com fins materiais, mas sim como a resposta de uma vocação. 

Antes de iniciarmos as indicações, gostaria de refletir rapidamente sobre o que seria essa vocação, anteriormente mencionada e o que ela implica, ou exige de nós. Uma vocação é uma inclinação/disposição natural que nos direciona a algo. No caso da vida de estudos, ela parece vinculada a um chamado imaterial, pois seus objetivos não estão concentrados em retornos materiais, mas em algo além do material, do físico, algo metafísico. Ou seja, parece-me que a vocação aos estudos é uma resposta ao paradoxo humano da falta de sentido na vida material/temporal e um anseio pelo imaterial/eterno. Podendo concluir que parece ser um chamado do próprio Deus. 

Diante disso, compreendendo que não se busca respostas ou retornos materiais e temporais, por mais que eles possam acontecer, a vida de estudos exige características que vão na contramão da modernidade. Paciência, Disciplina e Constância parecem palavras que não cabem na velocidade e fluidez do mundo atual, mas quando se busca algo que suplanta a realidade material, os valores realmente não podem ser os mesmos. Portanto, a vida dos estudos vai na contramão ao que o mundo moderno espera e exige. 

A Paciência talvez seja a característica mais difícil de cultivar nos dias atuais. Em um mundo que existe o 2x no Youtube e WhatsApp, qualquer coisa que pareça exigir calma e lentidão se apresenta como um atraso. No entanto, a virtude da paciência é essencial para vida de estudos, pois como mencionado, ela não está vinculada com o temporal, mas com o atemporal, com o eterno, ou seja, é o trabalho de uma vida, não um curso universitário de 4-5 anos. 

A Disciplina se une à Paciência, pois diante da fluidez e dinamismo do mundo moderno, iniciar e prosseguir com algo que não trará resultados imediatos exige uma real dimensão do que se pretende e convicção do chamado. Além disso, se manter fiel ao projeto, tendo como companheira a virtude da Ordem, compreendendo a necessidade de construir uma vida que favorece a execução da vocação. 

Por fim, mas não menos importante, a Constância, a linha que costura as anteriores, pois como mencionado, o projeto exige uma vida, e muito mais importante do que 3 horas de leitura em intervalos de 5 dias são 30 minutos todos os dias. A vida de estudos exige um caminhar diário, como uma grande escada que se pode subir apenas um degrau por dia, nunca dois, no entanto, quando não se sobe o degrau do dia, ele não pode ser compensado posteriormente. 

Após essa importante introdução, será apresentado o que se propõe adiante. Levando em conta as dificuldades já apresentadas, iremos propor um caminho seguro e introdutório de como iniciar a vida de estudos. Não seremos exaustivos e extensos, o que se propõe é um período introdutório entre 1 e 2 anos, a depender do tempo dedicado diariamente. Não será acrescentado, pelo menos não nesse momento, uma lista exaustiva que o acompanhará por toda a vida, mas sim dicas iniciais de qual caminho seguir para iniciar com consistência um projeto que irá levar o tempo de uma vida. Quais são as bases e ferramentas que possibilitarão um bom alicerce para conduzir o seu projeto de modo eficaz. Lembrando que a Vocação Intelectual é um projeto pessoal e que varia a depender da pessoa e suas inclinações pessoais. 

As seções de indicações literárias estarão vinculadas à links da Amazon com as versões recomendadas, com o objetivo de facilitar a aquisição das obras. 

A Vida de Estudos é uma Vocação

Como já apresentado, a vida de estudos é um chamado. Mas para real compreensão desse chamado algumas obras podem auxiliar. Esse auxílio está vinculado a algumas áreas importantes como por exemplo, o chamado em si, compreender o chamado como uma vocação de vida. Mas também orientar a vida de estudos com um grande sábio que já vivenciou e viveu essa vida. Não é possível ignorar o conselho de alguém com o mesmo chamado que nós e que viveu a vida dedicada ao seu chamado e ao final dela busca aconselhar, apresentando seus erros e acertos durante os anos de estudo, seria no mínimo imprudente ignorar tais conselhos. Diante disso, indicamos algumas obras como recomendação:

A Vida Intelectual – A.D. Sertillanges

A Virtude da Ordem – Francisco José de Almeida

A Introdução dos principiantes – Hugo de São Vítor  

Inteligência Humilhada – Jonas Madureira 

O trabalho Intelectual – Jean Guitton 

Tudo passa pelo domínio da língua

Posteriormente, após a absorção e interiorização do chamado e dos direcionamentos apresentados pelos pensadores indicados, mostra-se necessário o domínio da língua. Diante de um país cada vez mais analfabeto funcional dominar a língua materna e as estruturas gerais da gramática parece uma grande dificuldade, o que muitas vezes provoca um fechar de olhos para esse tema. No entanto, isso provoca um seríssimo problema posterior, pois o domínio da língua é fundamental para a compreensão e estruturação do próprio pensamento. 

Diante disso, recomenda-se o estudo da língua em dois níveis, inicialmente da língua materna com a indicação de dois níveis, um mais simples, auxiliando aqueles que se distanciaram do estudo da língua a algum tempo, mas também um nível mais profundo para aqueles que já possuem certo domínio da língua. Após o estudo da língua materna, o estudo da estrutura da linguagem é fundamental para compreensão posterior, para isso as obras indicadas são fundamentais para auxiliar nesse processo. Esse foi o grande currículo que formou os grandes pensadores da história. Segue as indicações:

Língua Materna:

Gramática Normativa da Língua Portuguesa – Rocha Lima

Suma Gramatical da Língua Portuguesa – Carlos Nougué

Natureza e Função da Linguagem:

O Trivium – Irmã Miriam Joseph 

O Trivium – de Santo Agostinho

Como Aprender a Aprender

Seguindo o nosso percurso, uma das principais características que um vocacionado da vida intelectual deve desenvolver é o autodidatismo. Exatamente isso, deve desenvolver. O aprendizado é aprendido, com esforço, disciplina, constância, paciência e principalmente com as orientações corretas, e é isso que pretendemos oferecer, as orientações. Aprender a aprender é a grande ferramenta para os estudos posteriores, lembrando que não é nosso objetivo, nesse momento, apresentarmos os próximos passos, mas sim os iniciais, no entanto, obviamente iniciamos uma caminhada com o objetivo de prosseguir, e essa ferramenta será imprescindível para as leituras e estudos mais complexos. Portanto, o próximo passo é se aprofundar na arte de aprender, seguindo em ordem a lista abaixo: 

Aprendendo a Inteligência – Pierluigi Piazzi

Como Estudar e Como Aprender – Emilio Mira y Lopez

Como Ler Livros – Mortimer Adler

Uma visão do todo

Por fim, lembrando do caráter introdutório dessas recomendações, indicaremos um caminho para se obter uma visão geral dos grandes temas da história do pensamento, o que poderá te auxiliar na prosseguimento da sua vida de estudos, direcionado para áreas específicas de estudos, como filosofia, sociologia, estética, história, literatura, entre outras, ou ainda, buscar o ideal do sábio, o polímata, aquele que é capaz de transitar por todas as áreas do conhecimento, tendo uma visão geral abrangente. 

Como Pensar Sobre as Grandes Ideias – Mortimer Adler 

O Saber dos Antigos – Giovanni Reale

Objetiva-se com o caminho apresentado ser um auxílio para o caminhar na vida dos estudos, compreendendo que esse chamado muita das vezes pode parecer demasiadamente pesado e muita das vezes nos encontramos imersos em sugestões. Propomos um caminho, uma possibilidade que com certeza irá auxiliar na introdução e no direcionamento da vida intelectual, buscando com isso responder à chama que arde em nossos corações e nos inclina a buscar conhecer, realmente como um chamado divino.

Leave A Comment

You must be logged in to post a comment